Filmes

Mostra Anime – Cinusp

Olá pessoal! Os paulistas também terão uma mostra de Animes no Cinusp! Segue abaixo o cartaz e informações de divulgação. Agradecimento especial a Jacqueline Plaça por ter nos enviado o conteúdo para divulgação. Clique na imagem para ampliar.

MOSTRA ANIME
De 04 a 29 de julho de 2011

O Japão está aqui — pelo menos no imaginário de uma geração que cresceu tendo acesso a muitos produtos audiovisuais japoneses pela televisão e que agora está na universidade. Se houve uma inegável ocidentalização do Japão no Pós-Guerra, a arte japonesa sempre cativou o olhar ocidental. Como os mangás, quadrinhos japoneses, estão em toda a parte e atingem a todas as faixas etárias, também estão os animês, os desenhos animados japoneses.

Os animês são um dos mais importantes focos do audiovisual nipônico, e reconhecidos por suas narrativas de complexidade dramática raramente vistas nas animações ocidentais, mesmo em obras com traços marcadamente infantis, como as de Hayao Miyazaki. Ao contrário dos animês realizados para a televisão, que costumam ter condições de produção bastante limitadas, as produções para cinema apresentadas nesta mostra apresentam um refinamento incrível em sua animação — nos clássicos de Miyazaki e nas técnicas computadorizadas dos filmes mais recentes.

Há um imaginário futurista — bastante apocalítico — muito presente na cultura japonesa após a Segunda Guerra Mundial, que pode ser notado em quase todos os filmes da mostra. O futuro representa promessas de tecnologias incríveis num tempo em que as coisas — o mundo, a natureza, os próprios humanos — saíram de controle. Desde a leve dica de um futuro devastado em A garota que saltava pelo tempo, até o exílio no espaço de toda a sociedade humana em Cowboy Bebop. Neste sentido, Animatrix, uma série americana de desenhos animados em curta-metragem sobre o universo de Matrix encaixa-se bem às outras produções genuinamente japonesas. Metrópolis e Akira apresentam seus protagonistas em embates entre forças espirituais e engenho das máquinas.

Paprika e A Viagem de Chihiro deixam os sonhos dominarem a realidade, apresentando o grotesco e o sedutor, criando problemas insondáveis. Ponyo sugere que os mitos dominem o mundo palpável – uma das características mais marcantes das histórias de Miyazaki -, devido ao compreensível descontrole de sentimentos humanos, mesmo diante da improvável causa de um tsunami ser de responsabilidade de duas crianças. Abrindo espaço para discussão sobre o poder dos mais fracos, Tekkon-kinkreet desafia duas crianças a manterem sua autoridade no submundo da Cidade do Tesouro. Já O Castelo Animado, apesar de traços infantis, lida com a guerra, e assume um tom crítico ao apresentar seus protagonistas em outros parâmetros de tempo-espaço para solucionar problemas políticos.

Ainda que envolvam seus personagens em mundos paralelos, futuristas ou oníricos, as obras apresentadas nesta mostra apresentam uma profunda reflexão sobre o presente — como um espelho que tudo distorce para evidenciar ainda melhor tudo que marca nossa sociedade –, tanto do Ocidente quanto do Oriente.

Clique AQUI para baixar o arquivo com as sinposes dos filmes que serão exibidos.

Confira mais no site do evento: http://fjsp.org.br/agenda/mostra-de-anime-no-cinusp/

Monolice

Monolice

Responsável por atualizações de páginas e back office do site. Assistia Sailor Moon quando era criança e ficou muito curiosa com o filme japonês que estava passando no cinema da cidade – A Viagem de Chihiro, que ganhou um Oscar e foi onde tudo começou para ela. Tem 28 anos, é natural do Sul de Minas – Poços de Caldas, frequenta a Campus Party sempre que pode e é formada em Ciência da Computação. Seu sonho é ter todas as obras do Studio Ghibli em BluRay e quando tiver filhos já sabe que o tema do quarto é Totoro. Seu filme favorito é Princesa Mononoke, mas sempre que pode repete uma dose de O Castelo Animado, já que Sophie é sua personagem favorita.
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Exibição de filme de Hayao Miyazaki
A História do Museu Ghibli e seus 12 anos de Funcionamento
Comercial animado Ghibli para a Nisshin Seifun - Konyara 2015

Comentários

Comentários