Filmes

Miyazaki: Sequência de Nausicaä poderia acontecer

Nausicaa_ARS_setup_2

Em uma entrevista no programa Brunch do canal da televisão japonesa TBS, o diretor Ghibli Hayao Miyazaki revelou que ele está aberto à possibilidade de uma sequência do filme Nausicaä do Vale do Vento. No entanto, ele deixaria um projeto tão hipotético nas mãos do diretor de Evangelion Hideaki Anno.

Miyazaki publicou originalmente o mangá Nausicaä do Vale do Vento em 1982 na revista Animage da Tokuma Shoten antes de adaptar uma parte da história para o filme em 1984. A história segue uma princesa guerreira que protege sua terra em meio a guerras em uma Terra pós-apocalíptica. Miyazaki terminou o mangá em 1994. O anime foi criado antes de Miyazaki fundar o Studio Ghibli, que ainda é um dos seus filmes mais interessantes e influentes.

Então, por que agora? Há várias razões, algumas das quais podem ser encontrados no último lançamento de Miyazaki, Kaze Tachinu. O slogan japonês do filme, que aparece nos cartazes, é “ikineba”, que significa: “Temos que viver.”

No entanto, o slogan tem uma forte ligação com Nausicaä que aparece no final do último volume do mangá.

Nausicaa mangáNa imagem acima, o slogan de Kaze Tachinu  aparece na última pag do mangá Nausicaä.

Há uma ligação ainda mais forte entre os dois filmes: Hideaki Anno. O famoso diretor de Neon Genesis Evangelion fez a voz do personagem principal de Kaze Tachinu, Jiro Horikoshi. Anno também trabalhou no anime Nausicaä.

No início Janeiro deste ano, o presidente do Studio Ghibli Toshio Suzuki escreveu sobre a relação entre Miyazaki e Anno em Bungei Shunjuu. Anno que abandonou a Osaka University of the Arts, foi contratado para trabalhar no anime Nausicaä. O que foi bom para Anno, pois ele estava literalmente sem-teto na época e chegou a Tóquio com apenas o peso da roupa do corpo nas costas. Isso, e um tremendo talento.

Anno foi encarregado de clímax do filme, quando o Deus guerreiro, um grande colosso, se desintegra. Ele trabalhou em 90 segundos de cena por cerca de três meses e Miyazaki foi extremamente satisfeito com o trabalho de Anno. De acordo com Suzuki, a cena final é mais ou menos todo o trabalho do Anno. Este foi o único filme de Miyazaki em que ele trabalhou com o animador.

Nausicaa3Deus guerreiro desenhado por Anno para o filme Nausicaä .

“Quando eu me encontro com Anno, às vezes ele me diz que ele quer criar uma sequência de Nausicaä”, escreveu Suzuki. “Ele considera Evangelion uma continuação de Nausicaä, feito em sua própria maneira. É incrível o quanto ele foi influenciado por este filme. Esse curto período de três meses que passou em nosso escritório acabou definindo tudo sobre ele.”

Mas Anno não quer apenas fazer uma sequência. Na edição de maio de Bungei Shunju, Anno teria dito: “Eu quero fazer versões do filme de uma sequência de Nausicaä ou do mangá de sete volumes como uma trilogia.” Isso significa Anno poderia fazer uma sequência ou mais dois filmes. O anime saiu do dois primeiros volumes do mangá, deixando material de cinco volumes a partir do qual Anno poderia trabalhar.

Anno não está sozinho. Nobuo Kawakami, produtor no Studio Ghibli, aparentemente quer uma sequência de Nausicaä também. O presidente do Studio Ghibli parece igualmente interessado. Mas o que diz Hayao Miyazaki, o homem que criou Nausicaä? Na entrevista com a TV japonesa, Miyazaki foi questionado sobre o assunto.

Sem títuloMiyazaki em entrevista no programa japonês Brunch que aconteceu na Nibariki house.

Quando perguntado se ele estava interessado em fazer uma continuação ou a parte 2 de Nausicaä, ele respondeu: “Eu acho que seria melhor deixar [Nausicaä] como está. Não tenho nenhum desejo de fazê-lo.” No entanto, Miyazaki acrescentou que Anno continua dizendo repetidamente que ele quer, ele acha que “seria bom” se Nausicaä 2 acontecesse.

Alguns anos atrás, houve uma conversa sobre Anno dirigir Nausicaä 2 e Miyazaki dirigir Nausicaä 3. Miyazaki, no entanto, conserva essa idéia. Se outro Nausicaä acontecer, parece que seria um esforço Hideaki Anno. E isso está bom pra mim.

Você pode assistir a entrevista com Miyazaki AQUI.

Leia também:

Resenha de Kaze Tachinu (The Wind Rises)
Festival do Rio terá mostra em homenagem ao Studio Ghibli
Amanda Rotta

Amanda Rotta

Designer paulista, ela é editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Quando se trata de Studio Ghibli, é a nossa expert. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br

Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Loja do Studio Ghibli abre em Honk Kong!
Ex-animador Ghibli estréia na direção de seu primeiro filme

Comentários

Comentários