Filmes

Miyazaki anuncia aposentadoria em Festival de Veneza

O diretor, roteirista e animador Hayao Miyazaki, o nome mais importante da animação japonesa moderna, está se aposentando.

O anúncio foi feito pelo presidente do estúdio Ghibli, Koji Hoshino, de forma surpreendente, neste domingo (1), no Festival de Veneza, onde “Kaze Tachinu” (“O Vento Leva”), seu último filme, foi apresentado dentro da mostra competitiva.

miyazakiHayao Miyazaki no Festival de Veneza em 2005.

“Tenho um anúncio para fazer”, disse Hoshino ao fim da entrevista coletiva para a imprensa mundial, lendo uma carta escrita por Miyazaki. “No passado, eu fui chamado diversas vezes para o Festival de Veneza. Eu gosto muito do mundo. Mas gostaria de anunciar que estou me retirando do meu trabalho depois de ‘Kaze Tachinu’. Gostaria de dizer adeus.”

Hoshino explicou que uma nova entrevista será armada em Tóquio, semana que vem, quando as explicações do criador de “A Viagem de Chihiro” (2001), a animação não americana mais bem-sucedida de todos os tempos e ganhadora do Oscar, e de clássicos infantis como “Meu Vizinho Totoro” (1988), “A Princesa Mononoke” (1997) e “O Castelo no Céu” (1986), deverão ser colocadas para a os fãs. “Não posso aceitar nenhuma pergunta”, finalizou.

O anúncio pegou todo o festival de surpresa. “Miyazaki é uma fonte inesgotável de energia e ainda tem muita energia”, exaltou emocionado o executivo do estúdio de Miyazaki, minutos antes de comunicar a aposentadoria de seu grande mentor.

Não se sabe se a decisão é um ato de protesto pela polêmica levantada pela nova animação, sobre o designer do avião mais eficaz do Japão na época em que o país lutava ao lado da Alemanha Nazista. A bilheteria local do longa é uma das melhores da história do Ghibli.

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Miyazaki é conhecido por suas declarações polêmicas e inúmeras vezes já anunciou sua aposentadoria. Uma delas foi após o filme ‘Princesa Mononoke’, situação que se repetiu anos depois. No entanto,  até o momento nunca se concretizou.

No mês de Junho deste ano saiu uma nota no site Anime News Network na qual dizia que durante a conferência de Kaze Tachinu, último filme de Miyazaki, ele desmentira sua aposentadoria.

Segundo a matéria da Folha, uma entrevista será realizada em Tóquio semana que vem onde provavelmente saberemos mais a respeito. Nós da Studio Ghibli Brasil estaremos acompanhando a fim de informar qualquer novidade sobre o assunto.

Leia também:

Kaze Tachinu na lista do Oscar e mais!
Desafio #11 Tributo a Hayao Miyazaki pela BrasilArt
Amanda Rotta

Amanda Rotta

Designer paulista, ela é editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Quando se trata de Studio Ghibli, é a nossa expert. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br

Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Exposição: 50 livros recomendados por Hayao Miyazaki
Documentário sobre o Studio Ghibli sairá este ano

Comentários

Comentários