Filmes

Shuna no Tabi, A Viagem de Shuna de Hayao Miyazaki

A história Shuna no Tabi ou A Viagem de Shuna, é relativamente desconhecida, uma pequena jóia de um mangá ilustrado pelo mestre Hayao Miyazaki lançado 30 anos atrás em 1983 – criado 1 ano após o primeiro mangá de  Nausicaä do Vale do Vento e 1 ano antes do lançamento do filme.

A Viagem de Shuna (1)

A história narra o conto de Shuna, um adolescente que deve deixar sua casa pobre e viajar para terras distantes em busca de comida para garantir a sobrevivência de sua aldeia. Tanto a história quanto os personagens de Shuna lembram uma mistura híbrida daqueles que aparecem em seus filmes posteriores como Nausicaä, Princesa Mononoke, e Contos de Terramar (dirigido por seu filho, Goro Miyazaki). Shuna por exemplo, parece uma mistura entre Asbel (Nausicaä) e Ashitaka (Mononoke), Thea se parece com Nausicaä e San. Até mesmo o companheiro Yakkul de Ashitaka aparece na história exatamente como fez em A Princesa Mononoke.

A Viagem de Shuna (2)

A Viagem de Shuna (3)

A Viagem de Shuna (4)

Tecnicamente falando, Shuna é menos um mangá e mais um livro de imagens, porque não há balões de diálogo, e os painéis de imagem são grandes, com apenas 1 ou 2 por página. É também menor do que um mangá tankoubon regular.

A Viagem de Shuna (5)

A Viagem de Shuna (6)

A Viagem de Shuna (7)

A Viagem de Shuna é pintado na habitual paleta de Miyazaki de lindas aquarelas. Vibrantes, mas de harmonia calorosa e cenários detalhados.

A Viagem de Shuna (8)

A Viagem de Shuna (12)

Se gostou, você pode encomendar pela Amazon

Leia também:

Joe Hisaishi pode ser novo membro da Academia
When Marnie Was There no Brasil + convite especial aos fãs
Amanda Rotta

Amanda Rotta

Designer paulista, ela é editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

A Última Profecia de Miyazaki - Parte II
Falece Michiyo Yasuda, artista veterana do Studio Ghibli

Comentários

Comentários