Filmes

Jarinko Chie (Chie: A Pirralha) de Isao Takahata

Jarinko Chie (Chie: The Brat, em inglês e Chie: A Pirralha, em tradução livre) é o filme de 1981 dirigido por Isao Takahata antes da fundação do Studio Ghibli.

Baseado no mangá de Etsumi Haruki, fala sobre a garotinha de 10 anos Chie Takemoto, “a menina mais infeliz no Japão”, que administra a lanchonete da família enquanto seu pai, um yakuza desempregado e sua mãe estão separados. Isto soa realmente deprimente, mas na verdade é uma comédia muito engraçada.

ChieChie e seu pai Tetsu, em uma das cenas mais engraçadas do filme.

A história se passa em Osaka, que tem uma cultura totalmente diferente de Tóquio. A direção de arte ficou por conta de Nizo Yamamoto, conhecido por seus trabalhos de arte nos filmes Ghibli como Laputa: O Castelo no Céu, Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, entre outros.

Após o sucesso do filme, uma série de TV foi feita, e Takahata trabalhou como diretor principal. Com 64 episódios também produzido pela Tokyo Movie Shinsha, foi ao ar no Japão entre 3 de outubro de 1981 e 25 de Março de 1983. A sequência da série de TV seguiu com 39 episódios em 19 de outubro de 1991 a 22 setembro de 1992.

Este é um dos clássicos trabalhos considerados “pré-Ghibli” que todo fã do Studio deve conhecer!

Saiba mais sobre o trabalho de Nizo Yamamoto no Studio Ghibli.

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda, tenho 27 anos e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Ninokuni: Another World
A História do Museu Ghibli e seus 12 anos de Funcionamento
Isao Takahata anuncia novo projeto durante evento na França

Comentários

Comentários