Filmes

Biografia de Isao Takahata

Isao Takahata (Nascido em 29 de outubro de 1935 em Ise, Mie, Japão) é um diretor, animador, roteirista e produtor que ganhou aclamação da crítica internacional por seu trabalho como diretor de filmes de animação. Takahata é o co-fundador do Studio Ghibli, juntamente com seu parceiro de longo tempo de colaboração, Hayao Miyazaki.

takahata

Já dirigiu filmes com o temática de guerra, como O Túmulo dos Vagalumes, o drama  romântico Only Yesterday, a aventura ecológica Pom Poko e a comédia Meus Vizinhos os Yamadas. Destes, O Túmulo dos Vagalumes é considerado pelo crítico de cinema Roger Ebert como um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos.

Diferentemente da maioria dos diretores de anime, Takahata não desenhava e nunca trabalhou como animador antes de se tornar um diretor de pleno direito. De acordo com Hayao Miyazaki, “música e estudo são os seus hobbies”. Takahata se formou na Universidade de Tóquio no curso de literatura francesa em 1959.

Takahata ficou originalmente intrigado com animação depois de ter visto o desenho animado francês Le Roi et l’ oiseau (The King and the Mocking Bird), baseado em um conto de fadas de Hans Christian Andersen. Ele ficou impressionado com o filme, perguntando: “Pode esse tipo de coisa ser feita pela animação?”

Enquanto ele estava a procura de emprego em sua universidade, Takahata acabou se juntando à Toei Animation através de amigo que sabia que a empresa queria um diretor-assistente.

Takahata dirigiu seu primeiro filme depois de ter sido recomendado para o cargo por Yasuo Otsuka, que era ao mesmo tempo seu instrutor e também de Hayao Miyazaki. Sua estréia na direção foi através do filme Horus: O Príncipe do Sol. Horus foi um fracasso comercial. Como ele era um membro da equipe de produção considerado responsável pelo fracasso, ele foi, portanto, rebaixado.

Em 1971, para fazer a animação Pippi Longstocking, Takahata deixou a Toei Animation juntamente com Yoichi Kotabe e Hayao Miyazaki e transferido para a “A Production” (atualmente Shin-Ei Animation), um estúdio de animação fundado por seu ex- superior, Daikichiro Kusube. Eles viajaram para a Suécia para adquirir os direitos de animação de “Pippi” e para caçar locações, no entanto foram barrados na porta pela autora Astrid Lindgren. Embora seu plano ter sido frustrado, Miyazaki encontrou inspiração na cidade de Visby e viria a definir tanto Estocolmo quanto Visby como o palco de O Serviço de Entregas da Kiki.

No mesmo ano, Takahata e Miyazaki dirigiram episódios para a primeira série de TV de Lupin III. Porém tiveram baixa audiência pois, para a época, continha excepcionalmente altos níveis de sexo e violência nos episódios iniciais dirigido por Masaaki Osumi.

Mais tarde em 1971, a empresa Zuiyo Enterprise convidou Takahata, Kotabe e Miyazaki para dirigir uma série animada do romance Heidi e os três aceitaram a oferta. O resultado foi Heidi, Girl of the Alps. Depois, quando a seção de produção da Zuiyo foi estabelecida como uma empresa subsidiária da produção de desenho animado de Zuiyo Eizo (atualmente Nippon Animation), ambos se juntaram à companhia.

3000 Leagues in Search of Mother seguiu originalmente a história na qual foi baseada, mas como a história tinha menos de 100 páginas, o próprio Takahata criou muitos episódios e personagens adicionais. Ele criou o protagonista Marco como uma criança independente, que não se importava em agradar os adultos. Ao fazer isso, ele trouxe o mundo do anime mais próximo da realidade.

Em 1981 Takahata dirigiu o filme Jarinko Chie, deixando assim a Nippon Animation e se mudando para a Telecom. O trabalho foi elogiado e transformou-se em uma série de animação para a TV, que teve uma recepção favorável, na qual Takahata foi o diretor principal.

Em 1982, Takahata foi eleito o diretor de Little Nemo. Takahata foi para a América mas a diferença Japão-EUA na técnica de produção fez com que o diretor pedisse demissão da Telecom. Miyazaki e os outros o seguiram. Por outro lado, a troca cultural nasceu entre p animador japonês e os seniors da Disney que tinham colaborado no projeto.

Depois, Takahata foi convidado por Miyazaki para participar de sua empresa de animação, o Studio Ghibli. Após o sucesso de Nausicaä do Vale do Vento dirigido por Miyazaki, Takahata dirigiu seu primeiro filme para o Studio que foi O Túmulo dos Vagalumes. Ele recebeu boas críticas em países estrangeiros e foi elogiado por Roger Ebert.

Em O Serviço de Entregas da Kiki, Takahata fez a direção musical para Miyazaki.
Takahata foi agraciado com o Prêmio Especial no Kobe Animation Awards em 4 de novembro de 2007.

Influências

Takahata foi influenciado pelo neo-realismo italiano, Jacques Prévert, e filmes de Nova onda francesa durante os anos 1960. Ladrões de Bicicletas tem sido citado como influência especificamente 3000 Leagues in Search of Mother. Essas influências fazem o trabalho de Takahata diferente da maioria de animação, que se concentram na fantasia. Seus filmes, pelo contrário, são realistas com tons expressionistas.

A influência de neo-realismo em seu filme é evidente na quantidade de atenção aos detalhes que ele tem na exibição de eventos mundanos diários. Episódios completos de seus primeiros programas de TV foram dedicados a olhar para eventos, tais como ir à igreja toda semana, ter um emprego de limpar garrafas, ou detalhando os agricultores no trabalho que fazem no campo. Todos esses eventos são mostrados em detalhes meticulosos e muitas vezes formam uma parte importante de sua obra. Com a exceção de Horus: O Príncipe do Sol, Pom Poko e Gauche: O Violoncelista, a maioria de suas obras são dramas que acontecem principalmente em ambientes realistas.

Um dos filmes mais elogiados de Takahata é Omohide Poro Poro (Only Yesterday) de 1991. Um filme aponta diretamente para um público adulto, Omohide Poro Poro gira em torno de Taeko, uma única mulher que trabalha em um escritório em Tóquio, que tira férias anuais na zona rural para trabalhar como na lavoura.
Durante suas férias, Taeko encontra-se olhando para trás nostalgicamente em sua juventude como uma colegial crescendo em 1966 e, simultaneamente, tenta resolver seus problemas atuais com o amor e a carreira.

As influências expressionistas na obra de Takahata são geralmente marcadas por cenas onde a imaginação de um personagem ganha vida na tela. Seqüências expressionistas contrariam o enredo realista de Takahata e a animação, mas são conscientemente utilizados pelo diretor para a transição do realismo ao mundo irreal de fantasia, aumentando assim ainda mais o personagem.

Os filmes do diretor tiveram uma grande influência sobre Hayao Miyazaki, o que levou animador Yasuo Otsuka dizer que Miyazaki tirou o seu sentido de responsabilidade social de Takahata e que sem Takahata, Miyazaki provavelmente apenas estaria interessado em quadrinhos.

Tanto que Miyazaki, Takahata e Michel Ocelot são grandes admiradores do trabalho uns dos outros. Ocelot classificou O Túmulo dos Vagalumes e Pom Poko como seus filmes favoritos, enquanto Takahata citou Kirikou and the Sorceres como um exemplo-chave de objetividade usado para um efeito positivo, assim como adaptou e dirigiu a dublagem japonesa de seus filmes.

Atualmente

Em Setembro de 2011, Takahata confirmou seu novo projeto que estreou em 2013 no Japão, chamado Kaguya-hime no Monogatari (O Conto da Princesa Kaguya) que tem a história baseada num antigo conto japonês que fala de um bebê que foi encontrado em um caule de bambu brilhante. Sua estréia no Brasil aconteceu no dia 16 de Julho de 2014, sendo seu último trabalho até então.

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Mostra: O Universo de Miyazaki
[Resenha] Edição japonesa do DVD de Princesa Mononoke
Mostra 'O Universo de Miyazaki' chega em Novembro em Fortaleza

Comentários

Comentários