Filmes

Elenco americano de The Wind Rises é revelado

The Wind Rises parece ser o último filme de Hayao Miyazaki, e Joseph Gordon-Levitt queria ser uma parte do legado de 50 anos do famoso diretor japonês na animação.

Gordon-Levitt encabeça um elenco de voz de alto nível para o lançamento americano no próximo ano de The Wind Rises, que já recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e poderia estar na linha para um aceno de cabeça na mesma categoria ou mesmo de melhor animação no Oscar.

Jiro e Naoko

“O que eu amo sobre atuação é que você pode se tornar outra pessoa, e quando você está apenas fazendo a voz e a animação está fornecendo o visual, você realmente se torna outra pessoa”, diz Gordon-Levitt, um fã de Princesa Mononoke (1997) de Miyazaki e do vencedor do Oscar, A Viagem de Chihiro (2001).

The Wind Rises que esteve na corrida do Oscar de qualificação em Los Angeles no mês passado e foi nomeado o melhor filme de animação 2013 pelo National Board of Review, será lançado nos cinemas norte-americanos em 21 de Fevereiro.

jiro horikoshiPersonagem Jiro Horikoshi será dublado por Joseph Gordon-Levitt

A fantasia histórica lança Gordon-Levitt como Jiro Horikoshi, um jovem menino japonês no início do século 20, que sonha em voar com os pássaros e conhecer o designer de avião italiano Giovanni Caproni (Stanley Tucci). Jiro não pode se tornar um piloto, devido à sua fraca visão, mas à medida que cresce, ele se torna um engenheiro aeronáutico que projeta os aviões de caça que os japoneses acabariam por utilizar durante a Segunda Guerra Mundial – e tem que lidar com as conseqüências emocionais de seu papel na destruição.

Para o produtor Frank Marshall, é um “notável” elenco que também inclui Emily Blunt, John Krasinski e Mandy Patinkin. “Nós creditamos na beleza e na magia do último filme do Sr. Miyazaki para reunir este grupo fenomenal de artistas.”

naoko satomiNahoko Satomi será dublada pela atriz Emily Blunt

The Wind Rises é um assunto de família para Blunt, que interpreta Nahoko, o interesse amoroso de Jiro que está morrendo de tuberculose. Ela trocava as idas ao estúdio de gravação com o marido Krasinski, que interpreta o projetista de aviões Honyo e Tucci é casado com a irmã de Blunt.

A atriz chama o filme trabalho mais complexo de Miyazaki até a data. “É que a idéia de sonho de pensar por si mesmo”, diz ela. “Meu personagem representa essa idéia, que é a pureza de sonhar por um mundo melhor, e isso é, em parte, porque ela sabe que não tem muito tempo neste mundo.”

Gordon-Levitt sente que The Wind Rises é “claramente o trabalho de alguém que é um mestre em seu ofício”, mas também um equilíbrio diferente entre a fantasia e a realidade em comparação a outros filmes de Hayao Miyazaki, de 72 anos.

Jiro e CaproniJiro ainda menino e o designer italiano Caproni

Em vez de criaturas e mundos imaginários, “este é mais fundamentado nos seres humanos e em um momento histórico no tempo”, diz Gordon-Levitt. No entanto, “ainda há um sabor de magia nele como você ir para dentro da mente deste engenheiro aeronáutico e você vê-lo andando sobre as asas dos aviões em seu sonho.”

Se Miyazaki se permanecer fiel a sua palavra de que ele está se aposentando do cinema, The Wind Rises contribui para uma boa despedida, de acordo com Blunt.

“Nós devemos viver” é uma frase que o público vai ouvir no filme, diz ela, “e é através de nossas perdas e nossas realizações, como se nós estivéssemos encorajados pelos nossos sonhos, que devemos viver. Essa é uma mensagem muito profunda para muitas pessoas “.

Elenco da dublagem em inglês de The Wind Rises:
Joseph Gordon-Levitt: Jiro Horikoshi – personagem principal
Emily Blunt: Nahoko Satomi – o par amoroso de Jiro
John Krasinski: Honjo – colega de faculdade e de trabalho de Jiro
Martin Short: Kurosawa – chefe mal-humorado de Jiro
Stanley Tucci: Caproni – criador do avião italiano
Mandy Patinkin: Hattori – designer sênior da Mitsubishi
William H. Macy: Satomi – pai de Nahoko
Werner Herzog: Castorp
Mae Whitman: Kayo – irmã mais nova de Jiro
Jennifer Grey: Sra. Kurokawa
Darren Criss: Katayama – um dos colegas de engenharia de Jiro
Elijah Wood: Sone – outro dos colegas de Jiro
Ronan Farrow: empregado da Mitsubishi

Leia também:

Miyazaki é criticado por seu mais novo filme
Guillermo del Toro dará aula sobre Miyazaki
Amanda Rotta

Amanda Rotta

Designer paulista, ela é editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Quando se trata de Studio Ghibli, é a nossa expert. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br

Saiba mais sobre o site.

Leia também:

A origem de Laputa
(Atualizado) Toshio Suzuki também irá se aposentar

Comentários

Comentários