Filmes

(Atualizado) Toshio Suzuki também irá se aposentar

Esta semana postamos a notícia a respeito da aposentadoria do então produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki (65). Conforme a notícia se espalhou, foi  esclarecido que sua aposentadoria seria somente como produtor, assumindo então a função de “gerente geral” do estúdio japonês.

Suzuki já atuou no passado como presidente executivo do Ghibli de 2005 à 2008, quando se demitiu do cargo para assumir a produção. Sua posição foi para o ex-presidente da Walt Disney do Japão, Koji Hoshino, que atua na empresa até o momento. Segue abaixo a notícia traduzida postada pelo Ghibli Blog:

Toshio Suzuki
“Falso alarme, pessoal. Toshio Suzuki, co-fundador e ex-presidente do Studio Ghibli não está se aposentando como foi anunciado. A reportagem original veio da Rádio TBS do Japão, onde a Suzuki falou de uma “aposentadoria honrosa.” A notícia se espalhou rapidamente que ele estava deixando o cargo após a conclusão dos mais recentes filmes de Isao Takahata e Hayao Miyazaki. Sua mudança de posição para “gerente geral” é mais um movimento lateral, e não um passo para baixo, e Suzuki não vai deixar o estúdio tão breve.

Isso faz um pouco mais de sentido. Ele vai precisar de mais tempo para treinar a próxima geração de produtores Ghibli e funcionários da empresa, assim como Miyazaki tem alimentado a próxima geração de diretores de cinema.
.
E em notícias relacionadas ligeiramente… Hayao Miyazaki ainda está “aposentado” de dirigir longas-metragens. Mas ele ainda está envolvido na supervisão e de pré-produção do trabalho em projetos atuais do estúdio, desenhando seu novo mangá samurai, o qual se dedica 12 horas por dia.”
_______________________________________________________________________

Notícia por Studio Ghibli Brasil – 10.03.2014 | Tradução: Kushina.

Depois do anúncio em Setembro do ano passado da aposentadoria de Hayao Miyazaki (73), outra figura importante do Studio Ghibli também decide se aposentar. Toshio Suzuki, um dos principais produtores do estúdio anunciou na manhã do dia 9 (noite do dia 8, no Brasil) que pretende seguir Miyazaki na aposentadoria, anunciada para Agosto deste mesmo ano. Suzuki será substituído por Yoshiaki Nishimura (36) que já assumiu a produção de Omoide no Marnie (When Marnie was There). Segundo ambos, trata-se  do início de uma nova era para o estúdio e que querem ceder seus lugares para a nova geração.

Aparentemente a família de Suzuki possui tradição na ramo de produção de entretenimento desde a era do rádio.

Yoshiaki Nishimura estreou como produtor de animação do Studio Ghibli ano passado com Kaguya-hime no Monogatari de Isao Takahata (78). Sua dedicação e empenho no projeto de Kaguya hime foi o que convenceu Suzuki a lhe confiar o novo cargo. Suzuki ainda está envolvido na seleção da equipe de produção de Omoide no Marnie, mas agora com a equipe montada e já em produção o trabalho foi totalmente entregue à Nishimura.

Foram mais de 30 anos trabalhando ao lado de Miyazaki, e Suzuki afirma que a sua decisão de aposentar-se não tem nada a ver com o anúncio do colega. Mas sim com o fato que é necessário o que ele chamou de “energia da juventude” que ele acredita estar na figura de Nishimura. Ao lado de Miyazaki e Takahata, são as três figuras responsáveis pelos maiores sucessos do estúdio, sendo chamados de “Três Pilares”, e sua aposentadoria trará grandes transformações.

Toshio Suzuki nasceu no dia 19 de agosto de 1948, na prefeitura de Aichi, hoje com 65 anos. Graduou-se em literatura no ano de 1972, e começou a trabalhar em uma livraria. No ano de 1978 lançou uma revista especializada em animação, chamada Animation. Foi durante uma pesquisa para a revista sobre Nausicaä que conheceu Miyazaki e Takahata, participando da fundação do Studio Ghibli no ano de 1985. No ano de 1989 se establece no Studio Ghibli, assumindo todo o trabalho de produtor. Atualmente é o diretor representativo do estúdio.

Fonte: hochi.yomiuri.co.jp

Leia também:

Kaze Tachinu irá concorrer no Festival de Veneza
Livro Ilustrado de Hiromasa Yonebayashi
Monolice

Monolice

Formada em Ciência da Computação, conheceu o estúdio através de A Viagem de Chihiro e foi onde tudo começou pra ela. Seu filme favorito é Princesa Mononoke. Sua contribuição iniciou desde a época da comunidade da Ghibli no orkut, sendo atualmente membro honorário da Ghibli Brasil.
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Loja do Studio Ghibli abre em Honk Kong!
Hayao Miyazaki vence prêmio no Annie Awards

Comentários

Comentários