Filmes

Geekontro é marcado por recorde de público em painel sobre Miyazaki

Aconteceu sábado, dia 24, a terceira edição do Geekontro realizado pelo Pixetera e Livraria Cultura de Fortaleza (CE), onde tive o prazer de representar a Studio Ghibli Brasil pra homenagear um dos maiores animadores vivos: nada mais, nada menos, que o mestre Hayao Miyazaki!

Foto (10)Foto (16)Foto (22)Foto (23)Da esquerda pra direita: eu, Milla Medeiros e Kaio Anderson

Foto (25)Foto (29)Do outro lado, estavam Thiago Siqueira e Jurandir Filho

Intitulado “Do Castelo ao Vento”, o painel se resumiu em um bate papo divertido onde foram exibidos vídeos, imagens, e relembradas obras e carreira do nosso adorado Miyazaki. Entre os participantes, um grupo de feras:  Thiago Siqueira e Jurandir Filho do Cinema com Rapadura, Kaio Anderson do Fora da Rota, Milla Medeiros como convidada, e eu, Amanda, representando a Studio Ghibli Brasil e rolou também o sorteio do box da Coleção Studio Ghibli Vol. 1 em dvd.

Foto (31)

Foto (32) Foto (33)

Apesar do título, os trabalhos foram relembrados desde a época da Toei, onde Miyazaki trabalhava como key animator, passando por seu primeiro filme Lupin III: O Castelo de Cagliostro (1979), e Nausicaä do Vale do Vento (1984), até  finalmente chegarmos na fundação do Studio Ghibli que acontece em 1985 e passarmos por suas obras a partir deste período.

Foto (34)Foto (37)mononoke

Várias curiosidades foram abordadas e ficamos muito felizes de ver o painel lotado. O auditório de 150 pessoas superou seu limite, onde até quem não conseguiu cadeira fez questão de assistir e participar.

E finalmente, um arigatô à Miyazaki por ter proporcionado horas de trabalho e toda sua vida para criar animações que trazem mensagens de tanto valor. E que enquanto estiver trabalhando, continuaremos esperando seus ventos soprarem…

Foto (40)GeekontroFoto: Divulgação/Pixetera

Não teve preço saber posteriormente do organizador do evento, Maycon Geissler, que este foi o maior público de todos os Geekontros. Isso só nos mostra o carinho dos fãs pelo Miyazaki, onde todos o agradeceram com uma salva de palmas no final.

Fiquei muitíssimo feliz e honrada pela participação, e fica aqui o meu agradecimento à cada um que foi prestigiar o Miyazaki e nos ouvir falar um pouquinho sobre ele num evento incrível, e ao Maycon, da Livraria Cultura, também um fã do mestre e responsável pelo painel. Sem ele, não teríamos essa oportunidade de trocar idéias com tanta gente fina.

Antes de todo o acontecimento, andei pela livraria que tava recheada de produtos Ghibli, e ao pegar meu crachá, vejam com quem me deparo…

crachá … sim, com o Totoro!

Foto (5)E depois novamente, com esses 2 pares de olhos arregalados…

Foto (46)

Na saída, após uma noite recheada de Miyazaki, me despeço do Totoro, esperando que ele entre no Nekobus e avise o Miyazaki que essa noite foi bem especial e toda dedicada à ele. Quem sabe… no fim, ele não fique sabendo?

Fotos: Raphael Saraiva

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda, tenho 27 anos e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Novo filme do Studio Ghibli a caminho!
Arriety é a Melhor Animação do Ano
Série do Studio Ghibli 'Ronja, a Filha do Ladrão' é indicada ao Emmy

Comentários

Comentários