On Your Mark é um videoclipe promocional de 6 minutos e 40 segundos criado pelo Studio Ghibli para a dupla japonesa Chage & Aska. Possui roteiro original e direção por Hayao Miyazaki. Foi lançado em 1995 e também exibido nos cinemas junto com “Sussurros do Coração” (Mimi wo Sumaseba, dir. Yoshifumi Kondo) do mesmo ano.

Recomendamos que assista o vídeo antes de ler a nossa matéria, pois pode conter SPOILERS.

On Your Mark

SINOPSE

Em uma cidade futurista, a polícia ataca o quartel general de um culto. O transporte de tropas voadoras colide com as janelas de uma torre que tem em seu topo gigantescos olhos iluminados por neon e ocupados por defensores armados. Os policiais trocam tiros e granadas com pessoas desse culto cujos capuzes representam um olho enorme. A polícia vitoriosa começa a vasculhar os corpos, quando, de repente, dois policiais encontram algemada o que parece ser uma menina, inconsciente, com grandes asas emplumadas nas costas, e decidem ajudá-la.

ANÁLISE

De acordo com Miyazaki, a história se passa num período onde os humanos vivem numa cidade subterrânea, pois a poluição, radiação e raios ultravioletas chegaram à um nível perigoso na superfície.

Bem no início, são mostradas máquinas voadoras que servem de transporte à polícia que estão se dirigindo a um prédio com luzes neon pertencente a um culto religioso nomeado “Saint Nova’s Church”, possuindo no topo da construção gigantescos olhos vigilantes ao redor, e o slogan do culto destacado no topo “God is Watching You” (Deus está Vigiando Você).

Há a comparação desse culto do vídeo ser similar ao de Aum Shinrikyo, existente no Japão e conhecido por suas atitudes criminosas. Podemos ainda relacionar ao universo distópico criado por George Orwell no livro 1984 no qual é utilizado o famoso slogan “Big Brother is Watching You”, no qual as pessoas passam por um controle ideológico.

Na sequência, os policiais chocam os veículos com o prédio revelando pessoas encapuzadas, começando um ataque. Ao vasculhar dentro do prédio pertencente à tal igreja, os policiais se deparam com dezenas de mortos, e entre eles, encontram uma menina alada, com grandes asas brancas que mostra sinais de vida. O que vemos a seguir são cenas não lineares da tentativa de 2 policiais de libertar esse “anjo” que parece ser uma vítima da maldade e especulação humana.

Mais a frente podemos ver os mesmos policiais em reflexão sobre o acontecido, e tentam novamente resgatar a garota de asas que parece ter sido aprisionada, provavelmente pelo governo ao saberem de tal existência.

Você pode notar os sinais de aviso de radiação no carro que aparece no vídeo, assim como do lado de fora da “caixa”. Após o acidente na usina nuclear de Chernobyl, o reator foi totalmente coberto por concreto para manter a radiação contida. A fábrica agora se parece com uma caixa de concreto enorme, chamado de “caixão”. Desde que Miyazaki citou Chernobyl em sua entrevista sobre On Your Mark, esta grande “caixa” é provavelmente algo como o caixão de Chernobyl.

É também possível observar que, em um dos trechos do vídeo, 2 policiais e a garota estão dirigindo em direção ao lado de fora de um túnel, onde há 2 símbolos em Kanji, que significam “Cuidado com a luz solar” e “Vida não segura”. Parece um nível de radiação ultravioleta extremamente maléfica à vida humana devido à destruição da camada de ozônio onde os policiais avançam em busca de libertar o anjo através da cidade abandonada na superfície.

Esta é uma obra pouco divulgada e talvez pouco compreendida que merece nossa atenção. O resultado é mais um belo e  significativo trabalho na carreira de Hayao Miyazaki.

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES EXTRAS

A produção do vídeo da música começou porque Miyazaki estava sofrendo de bloqueio criativo durante a produção de Princesa Mononoke e precisava de um outro projeto para distraí-lo. Foi ainda responsável pelo roteiro e dirigiu o vídeo musical de “On Your Mark”, embora a canção tenha sido lançada anteriormente em pela dupla Chage & Aska em 1994 como parte do single “Heart.”

Na produção do vídeo, Miyazaki teve experiências com o uso de animação por computador para complementar a tradicional célula desenhada à mão. Na época, o Studio Ghibli não possuía o seu próprio departamento de informática e o trabalho foi terceirizado para a empresa CG Production Company Links, sob supervisão de Hideki Nakano.

As técnicas aprendidas na experimentação de On Your Mark foram posteriormente adotadas na criação de Princesa Mononoke. O diretor de animação foi Masashi Ando. O colaborador de longa data de Miyazaki, Michiyo Yasuda, esteve no comando da seleção de cores. Os cenários ficaram por conta de Kazuo Oga e Yoji Takeshige fez sua estréia como diretor de arte.

ASSISTA AQUI O CLIPE COMPLETO: