Filmes

Esclarecimento sobre o fechamento do Studio Ghibli

Matéria por Amanda Rotta | Tradução do japonês por Kushina Yah Santos.

Primeiramente, gostaríamos de esclarecer um grande mal entendido que se disseminou pela internet afirmando que o Studio Ghibli pararia de produzir filmes. Soubemos dessa notícia ainda pela manhã, porém, levarmos a notícia a sério, e não a publicamos pois estava nítido que não havia fontes confiáveis que confirmassem tal assunto.

Posteriosmente, obtivemos acesso às imagens da publicação em japonês, onde a nossa colaboradora Kushina fez a imensa gentileza de traduzir cuidadosamente para que seu conteúdo fosse colocado aqui da forma mais correta possível.

studio_ghibli

Deixamos explícito nosso desgosto em saber que mídias supostamente respeitáveis, perderam totalmente sua ética repostando algo sem ao menos analisar a veracidade dos fatos e suas fontes, disseminando boatos. No entanto, fica aqui a explicação de todo o ocorrido, juntamente com o anunciamento feito por Toshio Suzuki sobre o que acontecerá com o Studio Ghibli.

Na noite do dia 3 de agosto, precisamente as 11 horas, foi transmitido pelo programa Jyounetsu Tairiku da rede TBS uma entrevista com o produtor do Studio Ghibli Toshio Suzuki, onde fez comentários a respeito do futuro do Studio Ghibli após a aposentadoria de Hayao Miyazaki. Esta declaração de Suzuki foi divulgada em imagens na internet por um blog japonês. Porém, um tumblr em inglês feito por fãs relatou que o Studio Ghibli estaria fechando seu departamento de produção levando diversos sites divulgarem a mesma notícia.

Segundo o esta fonte em inglês, Toshio Suzuki teria anunciado o encerramento do Studio Ghibli. O Tumblr tem uma série de imagens, com Suzuki e seus comentários. Estes comentários, porém, não foram traduzidos. Aqui traduzimos pra vocês:

01Em amarelo, supostamente o entrevistador: “Estas palavras são um pouco duras mas… ” 

Toshio Suzuki: “Estamos cogitando o fechamento do departamento de produção de arte (departamento de animação)…” 

02Suzuki: “Grandes mudanças serão feitas em todos os aspectos do Studio Ghibli”

03Entrevistador: “Como uma reestruturação*”  (*saikouchiku em japonês)

04Suzuki: “Certamente, o anúncio da aposentadoria do Hayao Miyazaaki foi de extrema grandeza”

05Suzuki: “O que o Ghibli fará depois disso?”

06Suzuki: “Assim, continuar uma produção eternamente…”

07Suzuki: “Não é uma decisão impossível mas…”

08Suzuki: “Uma vez que isto seja decidido, vamos ter uma pequena pausa para pensar daqui em diante.”

Suzuki comentou que grandes mudanças estão para acontecer e que estas mudanças podem acarretar no desmantelamento do departamento de produção.

Embora tenha havido uma conversa de dissolver o estúdio de imediato, Suzuki enfatizou que a verdade é que o estúdio está considerando uma “faxina” ou reestruturação por enquanto. O resultado final seria “reconstruir” o estúdio e recriar um ambiente para a geração seguinte.

Suzuki não minimiza a importância da aposentadoria de Miyazaki. Ainda assim, ele adiciona, “Sobre o que será do futuro do Studio Ghibli, não é absolutamente impossível manter a produção [de filmes] para sempre. No entanto, vamos dar uma breve pausa a considerar nosso rumo a partir daqui.”

Vale lembrar que, até o momento, não houve nenhuma manifestação por parte das mídias oficias do Studio Ghibli.

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda, tenho 27 anos e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Ponyo: a novela!
Conheça a réplica da casa de Satsuki e Mei no Japão!
[Resenha] O Conto da Princesa Kaguya em BluRay e DVD

Comentários

Comentários