Filmes

LA Critics nomeia ‘Princesa Kaguya’ como melhor animação de 2014

No último domingo o Los Angeles Film Critics Association nomeou o filme O Conto da Princesa Kaguya (Kaguya-hime no Monogatari) do diretor Isao Takahata como o melhor filme de animação de 2014.

taleofprincesskaguya

Segue abaixo o anúncio feito no twitter oficial sobre a vitória de ‘Princesa Kaguya’

Ao contrário do ano passado, quando o consenso crítico sobre a categoria foi centrado em Vidas ao Vento de Hayao Miyazaki, nenhum filme de animação surgiu como preferido este ano. Isso pode ser também o melhor, já que o ano passado a Academia ignorou a escolha da crítica especializada, optando por honrar a animação de maior bilheteria do ano, Frozen.

Além desta premiação, Princesa Kaguya também foi eleita a melhor animação de 2014 pelo Boston Society of Film Critics.

Ano passado, quem venceu o prêmio foi Vidas ao Vento, de Hayao Miyazaki. Além deste, o filme ganhou o Prêmio de Cinema de Animação no 68ª Mainichi Film Awards. O filme foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, mas não recebeu nenhum prêmio. Foi nomeado como Melhor Filme de Animação para o oitavo Asian Pacific Screen Awards (APSA). Para o 42º Annual Annie Award, recebeu indicações em três categorias: Melhor Longa Animado, Melhor realizador para Takahata e melhor trilha sonora para o compositor  Joe Hisaishi. O filme ‘Princesa Kaguya’ também foi submetido à consideração Oscar na categoria Longa-Metragem de Animação.

A GKIDS está atualmente distribuindo os filmes para os cinemas norte americanos.
No Brasil, ‘O Conto da Princesa Kaguya’ possui distribuição pela Califórnia Filmes, porém sem previsão de estréia.

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda, tenho 27 anos e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

A origem de Laputa
'A-san's Garden', parque projetado por Miyazaki
O Reino dos Gatos retorna às prateleiras e ganha versão BluRay!

Comentários

Comentários