Filmes

[Resenha] Livro ‘The Art of Kiki’s Delivery Service’

O livro ‘The Art of Kiki’s Delivery Service’ é um charmoso livro com os encantadores esboços e artes do filme dirigido por Hayao Miyazaki.

002-003

Apesar de Miyazaki ser o diretor, roteirista e produtor deste filme, sua arte é surpreendentemente ausente neste livro. Desta vez, os principais artistas que contribuem são Shinji Otsuka, Yoshifumi Kondo e Katsuya Kondo.

A arte ainda é criada usando lindas aquarelas. O design de personagens desenvolvido por Katsuya Kondo são muito bons. Você pode ver as diferentes variações de Kiki como o penteado, poses de vôo, expressões e os pequenos maneirismos todos capturados.

030-031

032-033

034-035

Suas linhas e cores são muito simples e ele conseguiu criar um elenco realmente muito bom de personagens. Juntamente com os dois outros artistas Shinji Otsuka e Yoshifumi Kondo (diretor do filme ‘Whisper of the Heart’ ou ‘Sussurros do Coração’) contribuem com boa parte da arte conceitual neste livro. E todos eles parecem desenhar no estilo semelhante nos storyboards.

Muito do design dos cenários foi inspirado por Visby, uma cidade na ilha sueca de Gotland onde as pinturas remetem instantaneamente ao clima de férias.

A maior parte das artes possuem comentários interessantes por Miyazaki e os outros artistas. Na parte de trás, há uma seção sobre as técnicas básicas da câmera e como elas são usados no filme. E, finalmente, há o roteiro completo.

072-073

076-077

132-133

152-153

Infelizmente o livro não foi lançado no Brasil. Mas você pode encontrar as versões em inglês ou japonês na Amazon.

O artbook foi gentilmente traduzido pelo nosso seguidor Vinicius Pires. Você pode acesá-lo através da nossa página no facebook!

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Ponyo em Pré-Venda e Nausicaä Mangá
Relíquias do Studio Ghibli no Exterior
Museu Ghibli vende réplica do óculos de Horikoshi

Comentários

Comentários