Filmes

Livro The Haunted Tower com ilustrações de Hayao Miyazaki

yuureitouheyoukosotenn - Miyazaki

The Haunted Tower é um livro publicado em 6 de Junho deste ano com ilustrações coloridas feitas por Hayao Miyazaki e que inspirou a atual exposição do Museu Ghibli.

A história é um conto de 1899 originalmente escrita por Ruiko Kuroiwa e baseado na história Woman in Grey, de Alice Muriel Williamson em 1898. Posteriormente, em 1936, um autor japonês chamado Edogawa Rampo escreveu a sua própria versão de The Haunted Tower (“A Torre Assombrada”, em tradução literal).

Edogawa Rampo (Edgar Allan Poe, traduzido do japonês) é o pseudônimo de Taro Hirai, um popular e influente escritor japonês que escreveu contos de mistério e publicou seus trabalhos de ficção no início dos anos 1920 aos anos 1960.

A nova versão do livro contém 16 páginas com ilustrações coloridas de Hayao Miyazaki, que incluem suas visões sobre a história no estilo animado. Clique nas imagens abaixo para vê-las em tamanho maior.

Créditos das fotos: Halcyon Realms

Por essas ilustrações, reconhecemos o traço característico de Miyazaki e nota-se semelhanças dos personagens com os de seus longas. A figura feminina que estampa a capa do livro nos remete à Lady Eboshi. O homem de chapéu e os desenhos que seguem no estilo storyboard, lembram perfeitamente Jiro Horikoshi em Vidas ao Vento. Já o porquinho que aparece em algumas páginas pode ser facilmente associado à Porco Rosso.

Miyazaki leu pela primeira vez The Haunted Tower quando ainda era um adolescente, e a torre do relógio em destaque na história se tornou uma inspiração para a torre de seu primeira longa metragem ‘Lupin III: O Castelo de Cagliostro” lançado em 1979.

Image-1Cena do filme O Castelo de Cagliostro onde aparece a torre inspirada pelo livro

Após sessenta anos, ele vê o conto como um exemplo ideal da cultura popular e explica por que suas ilustrações feitas à mão que podem ser vistas na exposição Yureito (The Haunted Tower), que acontece no Museu Ghibli, em Mitaka, Tóquio, desde o dia 30 de Maio. A exposição planejada e desenhada por Hayao Miyazaki conta com a reprodução da torre do relógio e diversos dioramas que remetem ao cenário de O Castelo de Cagliostro. Fotos podem ser vistas aqui e aqui.

O livro está disponível apenas em japonês no site da Amazon.

A exposição ‘The Haunted Tower’ estará aberta até Maio de 2016.

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda, tenho 27 anos e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Conheçam Nibariki, o ateliê projetado por Miyazaki
A Última Profecia de Miyazaki - Parte II
Isao Takahata anuncia novo projeto durante evento na França

Comentários

Comentários