Filmes

Falece Michiyo Yasuda, artista veterana do Studio Ghibli

1270781196

Animadora veterana do Studio Ghibli, a designer e colorista Michiyo Yasuda faleceu aos 77 anos de idade. De acordo com os sites The Mainichi e Asahi News, seu falecimento se deu no dia 5 de Outubro por conta de uma doença.

Seu funeral aconteceu em uma cerimônia particular onde estiveram presentes membros mais próximos de sua família, incluindo o seu marido Mikio.

Nascida em Tóquio, ela conheceu Isao Takahata e Hayao Miyazaki muito jovem enquanto trabalhavam na Toei Animation. Posteriormente ela veio a tornar-se a chefe do departamento de cor do Studio Ghibli participando do processo de praticamente todas as criações do estúdio, estando entre as principais “A Viagem de Chihiro”, “Princesa Mononoke”, “Meu Vizinho Totoro” entre muitos outros, trazendo cor e concedendo detalhes que deram vida aos personagens nos cinemas.

Com o reconhecimento do seu trabalho, ela chegou a ganhar em 2011 o prêmio Animation Lifetime Achievement do Japan Movie Critics Awards.

paleta de cores

Uma amostra do uso que a artista fazia das cores nos filmes.

Yasuda declarou em 2009: “O que eu mais gosto é quando eu estou construindo as cores na minha cabeça”, em entrevista ao LA Times. “Pensando em como obter o tom certo. A cor tem um significado, e isso pode facilitar a compreensão do filme. As cores e as imagens podem ampliar o que se passa na tela “.

Em meio século de carreira, 40 destes foram trabalhando ao lado de Miyazaki, sendo seu último trabalho o filme “Vidas ao Vento” de 2013.

Com imenso talento, Michiyo Yasuda com certeza é uma imensa perda deixando um legado inestimável na animação.

A Studio Ghibli Brasil lamenta profundamente o falecimento da artista.

Amanda Rotta

Amanda Rotta

Me chamo Amanda e sou a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faço a curadoria dos temas que são divulgados aqui e nas redes sociais, e escrevo também as matérias para o site. Contato: amanda@studioghibli.com.br
Saiba mais sobre o site.

Leia também:

Sorteio: Par de Ingressos de Ponyo!
Conheça a réplica da casa de Satsuki e Mei no Japão!
[Resenha] Edição japonesa do DVD de Princesa Mononoke

Comentários

Comentários