Filmes

Lupin III: O Castelo de Cagliostro

Lupin III: O Castelo de Cagliostro
Dados Técnicos
Nome Original:
Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro
Ano de lançamento: 1979
Direção: Hayao Miyazaki
Outras informações: Lançado em DVD no Brasil pela Focus Filmes

Sinopse
Lupin é um ladrão famoso, e após um roubo bem sucedido, percebe que foi enganado e roubou notas falsas. Disposto a encontrar a origem do dinheiro falso, ele descobre que o dinheiro vem de um país distante e esquecido, já famoso pela fabricação de dinheiro falso no mundo todo, e encontra Clarisse, a herdeira da família real de Cagliostro. Clarisse está em perigo devido ao segredo que sua família esconde.

Resenha
CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS!

Um dos filmes pré Ghibli de Miyazaki, este filme também é um divisor de águas entre os filmes que vem depois. Lupin III é um famoso ladrão, e durante o roubo ao cassino de Monaco, percebe que notas são falsas, e de alta qualidade. Em uma de suas excursões anteriores, Lupin já havia tentado descobrir a origem das notas falsas, mas desistiu devido aos perigos. Dessa vez, ele decide ir até o fim.
O destino é o país de Cagliostro, e quando estão quase chegando, presenciam uma cena curiosa: uma noiva fugindo de carro de seus perseguidores. Lupan, intrigado com o mistério, decide seguir a noiva, que desmaia ao volante e é salva pelo ladrão.
Lupan e a noiva conseguem escapar, mas caem de um precipício e Lupan desmaia. A noiva então foge, e Lupan segue seu caminho, sem saber que a noiva é na verdade Clarisse, a princesa de Cagliostro.
Lupan então se dirige ao Castelo de Cagliostro, e chegando lá, descobre o castelo abandonado. Só há um descendente da família real vivo, e é a Princesa Clarisse, que está para se casar com o Conde. Lupan então faz a associação e entende que Clarisse não quer se casar com o Conde.
O ladrão então resolve ajudar a moça. Primeiro, ele descobre que o Conde quer se casar com Clarisse porque a união dos anéis dos brasões da família (o Conde é um parente de Clarisse) revelará um grande tesouro.
O fato mais curioso deste filme é que, quando percebemos, estamos torcendo para o ladrão! Embora o vilão do filme seja o Conde, Lupan também não é o exemplar correto, tanto que chega a influenciar Clarisse a ponto da Princesa querer fugir e se tornar uma ladra, como Lupan.
Clarisse, por sua vez, faz o papel da boa moça, corajosa, mas que está prestes a se casar obrigada com o Conde, necessitando urgentemente de um protetor. Por sinal, Lupan também rouba seu coração.
Lupin, apesar de todos os roubos, colabora com Clarisse, e o fato de descobrir todo o mistério das notas falsas faz com que ele ganhe alguns pontos com a Interpol, que resolve dar uma folga para o ladrão.
Agora, o que é o grande tesouro que Clarisse esconde, assista para descobrir!

Comentários

Comentários