Filmes

O Castelo Animado

O Castelo Animado

Dados Técnicos

Nome Original: Hauru no ugoku shiro/Howl´s Moving Castle
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Hayao Miyazaki
Produção: Studio Ghibli
Outras informações: Concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2006, foi lançado nos cinemas e em DVD no Brasil.
IMBD: Link

 

Sinopse: Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sophie foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

 

Resenha do Filme

Resumo/Resenha – CUIDADO, ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS!
Escrito por Alice – alicemr@studioghibli.com.br

A história é baseada no romance de Diana Wynne Jones, de mesmo nome, e narra a história de Sophie.
Sophie é uma jovem de 18 anos, mas seu coração é de uma velha. Ela é ranzinza e rabugenta, e passa seus dias a fazer chapéis, na chapelaria que herdou da família. Ela não tem ambições nem auto estima. Um dia, as demais funcionárias da chapelaria vão a um desfile, e convidam Sophie a ir com elas, que se recusa. Sophie fica sozinha na chapelaria, e decide visitar sua irmã Lettie, que trabalha em um café. Quando está se dirigindo para o café, ela se perde, e é abordada por dois soldados, que participavam do desfile. Ela tenta fugir, percebendo as más intenções dos soldados, mas então, surge um estranho que despistas os soldados, tirando-a da situação na qual se encontrava, e se oferece para acompanhá-la até o café onde sua irmã trabalha. O estranho, no entanto, estava sendo perseguido, e para escapar da perseguição, utiliza-se de magia, e leva Sophie com ele pelos céus, que fica maravilhada em ver o desfile do alto. O estranho então a deixa no café, aconselha-a a demorar um pouco a sair para despistar os perseguidores e desaparece. Sophie encontra-se com sua irmã, que ralha com ela por se encantar com estranhos, dizendo que este poderia ser o Mago Howl, famoso por devorar o coração de garotas e cujo castelo havia sido avistado perto da cidade. Sophie diz que Howl só se interessa por garotas bonitas, ao que Lettie replica com ela novamente, e tenta fazê-la raciocinar a respeito da chapelaria. Sophie desconversa e vai embora.
Quando ela chega na chapelaria, a porta se abre misteriosamente, e uma figura intimidadora se apresenta a ela, criticando a chapelaria. Sophie se irrita e manda a mulher embora, e a estranha se apresenta como a Bruxa das Terras Abandonadas, e lança uma maldição sobre Sophie e vai embora, dizendo que Sophie não será capaz de revelar sua maldição a ninguém. Quando Sophie se olha no espero, ela se assusta ao ver que se tornou uma velh. No dia seguinte, desesperada, ela junta uns poucos pertences e resolve partir de sua chapelaria, sem avisar ninguém.
Ela resolve partir para as Terras Abandonadas. No caminho, a procura de uma bengala, ela retira um espantalho de uma moita, o qual ela chama de Cabeça de Nabo. Cabeça de Nabo é um espantalho com vida, e ajuda a encontrar um lugar para Sophie passar a noite, e este lugar é o Castelo de Howl.
No Castelo de Howl, ela conhece Calcifer, o demônio de fogo que faz o Castelo andar, e faz um pacto com ele. Se ela descobrir como libertar Calcifer do Castelo, ele quebrará a maldição que a Bruxa lançou sobre ela.
No Castelo vive Mark, o aprendiz de Howl, que logo se afeiçoa a Sophie. Howl questiona o que Sophie faz no Castelo, mas a aceita como faxineira, sem muitas perguntas. Ele recebe a carta da Bruxa, que havia sido colocada no bolso de Sophie, na qual a Bruxa conjura uma maldição sobre ele, afirmando que o coração dele será dela. Sophie fica intrigada, mas devido à maldição, não pode falar da Bruxa.
Sophie então passa a viver no Castelo, fazendo faxina e cozinhando para Howl, Mark e Calcifer. Howl recebe várias intimações do reino para ir à guerra que está ocorrendo, e foge de todas. É egoísta, mesquinho, e durante um episódio, na qual a cor de seu cabelo é alterada devido a organização de Sophie com os frascos do banheiro, diz que não pode viver sem ser belo, mostrando-se um grande narcisista. Sophie se indigna com ele, dizendo que ela nunca foi bela, mas o ajuda a recuperar-se. Howl pede a ela que vá a te Suliman, a feiticeira do reino e mestra de Howl, para justificar a ausência dele na guerra, e mesmo relutante, Sophie aceita.
No caminho, ela encontra a Bruxa das Terras Abandonadas, que também está indo ao encontro de Suliman. Ela se recusa a desfazer a maldição de Sophie, e se gaba de ter sido finalmente chamada por Suliman. As duas chegam ao palácio, e cada uma é dirigida a um lugar. Enquanto Sophie é levada a se encontrar com Suliman, a Bruxa das Terras Abandonadas tem seus poderes retirados, e se torna uma velha impotente. Quando Sophie vê o que Suliman fez com a Bruxa, ela se revolta, e diz que Howl tem o direito de ser livre. A maldição de Sophie temporariamente desaparece, e ela volta a ser uma jovem, mas quando Suliman a acusa de estar apaixonada por Howl, ela volta a ser velha. Suliman alerta Sophie a respeito do pacto de Howl com Calcifer, e que o tempo dos dois está se acabando e ela precisa interferir. Howl então aparece disfarçado de Príncipe do reino, mas Suliman o reconhece, e tenta mostrar a Sophie a verdadeira aparência de Howl, um monstro. Sophie quebra o feitiço que Suliman joga sobre Howl, e os dois fogem do palácio e retornam ao Castelo, com a velha Bruxa e o cachorro Ren, de Suliman, juntos.
Chegando ao Castelo, Howl decide mudá-lo de lugar. Suas portas passam a levar a chapelaria onde Sophie nasceu, e a um belo jardim, além das Terras Abandonadas. Sophie passa a colher flores no jardim e vender na antiga chapelaria. O jardim nada mais é que o local onde Howl passou sua infância como aprendiz de feiticeiro. Ele diz a Sophie que fez tudo por ela, o que dá a entender que Howl sabe sobre a maldição de Sophie. Howl decide então combater a guerra, pois ele tem que proteger a Sophie.
A mãe de Sophie então aparece na chapelaria, emocionada por encontrar Sophie. Ela diz à filha que podem voltar a morar juntas, e vai embora rapidamente, deixando uma bolsa para trás. Na bolsa, há um charuto e um bicho espião, mas quem vê é a velha Bruxa, que não se tornou tão inofensiva. A Bruxa faz Calcifer comer o bicho, o que o enfraquece, e fuma o charuto. Sophie nada vê, pois estava distraída com a mãe. A própria mãe de Sophie havia feito tudo a pedido de Suliman!
Calcifer fica fraco, e os bombardeios começam a atingir o Castelo pela chapelaria. Sophie avista Howl, em sua forma de monstro, combatendo na guerra ao longe, e preocupada, resolve interferir. Quando ela toma a decisão, sua maldição é finalmente quebrada, e ela volta a ser jovem. Ela entrega seu cabelo a Calcifer que faz um Castelo menor e mais rápido, e partem procurando Howl. A velha Bruxa então percebe que Calcifer tem em posse o Coração de Howl, dado a Calcifer no pacto, e retira o Coração de Howl de Calcifer, desfazendo a magia do Castelo. Sophie ao tentar interferir, joga água em Calcifer, e assim o Castelo se parte. Sophie cai no abismo junto com o cachorro Ren, enquanto a outra parte do Castelo continua a andar, com Calcifer, a Bruxa e Mark.
Quando Sophie percebe o que aconteceu, começa a chorar, achando que matou Howl e Calcifer. Ren mostra a Sophie uma porta, e ela, ao entrar, vê o passado de Howl, e o dia no qual ele entregou seu coração a Calcifer, para manter o demônio vivo. Calcifer havia caído na Terra, e se Howl não tivesse lhe oferecido seu coração, Calcifer teria morrido. Ela retornar da porta, e encontra Howl, em sua forma de monstro, e pede a ele que a leve até Calcifer. Ele a leva até lá voando, catatonicamente. Sophie pede o coração a Bruxa, que o devolve a ela, e Sophie percebe que Calcifer está vivo, deseja a ele uma longa vida, devolve o coração de Howl ao Mago, e liberta Calcifer, que vai embora. A parte do Castelo que ainda funcionava despenca num abismo quando Calcifer vai embora, e o espantalho Cabeça de Nabo os salva, quase terminando com seu cabo. Sophie fica comovida e dá um beijo no espantalho, que volta a ser um homem, na verdade, o Príncipe do outro reino. A guerra havia começado devido a seu desaparecimento, e ele estava enfeitiçado, e seu feitiço só poderia ser quebrado com o beijo da mulher amada. Ele retorna ao seu reino, para acabar com a guerra, e Howl acorda. Sophie e Howl finalmente assumem o amor que sentem um pelo outro, Calcifer retorna e juntos eles constroem um novo castelo.
A história de o Castelo Animado nos mostra vários aspectos dos valores e virtudes humanos. Sophie, que no início é jovem, mas tem um coração velho e acomodado, aprender com a própria velhice a ter iniciativa e acreditar em si mesma. Howl, o Mago egoísta e covarde, aprende a amar e a proteger aqueles a quem se ama.

Comentários

Comentários