Filmes

O Reino dos Gatos

Reino dos Gatos

Dados Técnicos

Ano de lançamento: 2002
Nome Original: The Cat Returns / Baron The Cat Baron/ Neko no Ongaeshi
Curiosidades: O Gato Barão aparece também no filme Mimi wo Sumaseba.
Direção: Hiroyuki Morita
Produção: Studio Ghibli
Outras Informações: Lançado em DVD no Brasil.
IMDB: Link

Sinopse: Essa é a história de Haru, uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente.

História do Filme
Resumo/Resenha – CUIDADO ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS!
Escrito por Alice – alicemr@studioghibli.com.br

Haru é uma menina atrapalhada, que vive entediada com sua vida. A monotonia muda um dia, quando ela está voltando embora da escola, e avista um gato carregando uma caixinha de presente na boca. Haru sempre gostou muito de gatos, e quando era criança, costumava alimentar gatinhos de rua com bolachas em formato de peixinho. O gato estava atravessando a rua, quando Haru vê um caminhão vindo na direção do gato, e ela resolve então salvá-lo. Haru consegue salvar o gato, e este a agradece, ficando de pé nas duas patas traseiras, e falando! Haru fica muito assustada, e acha que está sonhando, e vai embora pra casa. Sua mãe conta a ela que, quando pequena, ela tinha o costume de falar com gatos, e dizia inclusive que os entendia.
Quando Haru está indo dormir, ela começa a escutar sons estranhos do lado de fora de sua casa. Ela sai para a porta da frente, e um grande cortejo felino se aproxima, miando e fazendo muito barulho. É corte real do Reino dos Gatos, e o Rei dos Gatos em pessoa vem até ela, agradecê-la por ter salvado seu filho. O gato que Haru salvou de ser atropelado era ninguém menos que o Príncipe dos Gatos. Como recompensa, o Rei dos Gatos diz a Haru que no dia seguinte, acontecerão maravilha a sua volta.
No dia seguinte, o jardim de sua casa está tomado por plantas, que lembram rabos de gatos. E na escola, há vários gatos no seu armário, caçando ratos. Para onde vai, os gatos a seguem e Haru começa a ficar aterrozida. Ao fim da tarde, o Embaixador dos Gatos vem até Haru perguntar o que ela está achando do presente, e ela responde que não está gostando. Para agradá-la, o Embaixador a convida a visitar o Reino dos Gatos, e ela, sonhadora, aceita.
Ao que ela aceita, ela escuta uma voz, dizendo a ela para procurar por Barão, e encontrar um gato branco num café que a levaria até o Barão. Haru não obedece à voz inicialmente, mas ao passear pela rua, ela avista o gato branco, e resolve ir até ele e perguntar pelo Barão. O gato branco a guia, e eles chegam a uma pequena casa, onde vive Barão, um gato detetive muito civilizado. Quando estão discutindo como poderiam evitar que Haru fosse levada até o Reino dos Gatos, o Embaixador dos Gatos aparece para buscá-la, e antes que pudesse responder qualquer coisa, Haru é levada para o Reino dos Gatos contra a vontade. Barão e seu ajudante, o gato branco, a seguem para o Reino dos Gatos.
Chegando lá, o Rei dos Gatos revela sua intenção: ele quer casar Haru com seu filho, o Príncipe dos Gatos, o qual Haru salvou. Haru responde que não pode se casar com um gato, pois ela não é uma gata. O Rei dos Gatos responde que isso não é problema, e Haru percebe que está se tornando uma gata, e se desespera. Ela é obrigada a jantar com o Rei dos Gatos, e de repente, aparece um misterioso gato mascarado, que pede permissão para divertir Haru. Haru fica encantada e no começo não percebe, mas o gato é Barão, que veio salvá-la. Eles dançam no salão, e quando o Rei dos Gatos percebe as intenções de Barão, começa a perseguição. Haru tenta fugir, e de repente, aparece o Príncipe dos Gatos, que revela que o presente era pra uma gata branca, a voz que Haru escutou e a mesma gata que Haru alimentou quando criança. O Príncipe pede a gata branca em casamento, e o Rei dos Gatos pede Haru em casamento, que não aceita, e a perseguição recomeça. O Príncipe dos Gatos e a gata branca ajudam Haru, Barão e o ajudante do Barão a escapar. Eles conseguem sair do Reino dos Gatos, e Barão leva Haru de volta para casa.
Embora exista um clima de romance entre Haru e Barão, os dois se separam conscientes de suas diferenças. A história é meiga e envolvente, vale a pena assistir!

Comentários

Comentários